Biografia~♔


Super Junior (슈퍼주니어), também conhecido simplesmente como SJ ou SuJu (슈주), é uma boy band coreana de treze membros, criada pela SM Entertainment em 2005. Inicialmente, o grupo debutou com 12 membros, no dia 6 de Novembro de 2005, com o Single “TWINS (Knock Out). No dia 23 de Maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a adição de um novo membro, KyuHyun, tornando-os o grupo de 13 membros que são hoje. Os 13 membros, do mais velho ao mais novo, são: LeeTeuk (líder), HeeChul, HanGeng, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin, EunHyuk, DongHae, SiWon, Ryeowook, KiBum e KyuHyun. O membro chinês, HanGeng, foi escolhido entre 3000 competidores através de audições feitas na China pela SM Entertainment em 2001.
Alguns dos membros já tinham carreira no meio do entretenimento antes do debut do SuJu, sendo atores, DJs, modelos. 

~Pre-debut~       

As notícias de que a SM Entertainment tinha planos de formar um grande grupo projeto se espalhou pela internet em 2004. No começo de 2005, a SM Entertainment confirmou os rumores e anunciou uma grande boy-band de 12 membros que debutaria perto do fim do ano, promovendo o grupo a ser “O Portão do Sucesso na Asia”. Por um tempo, o grupo seria chamado de O.V.E.R., sendo uma sigla de “Obey the Voice for Each Rhythm” (Obedecer a Voz para Cada Ritmo). Logo o grupo se tornou conhecido como Super Junior 05, a primeira geração do Super Junior.

A maioria dos membros foram atores, MCs, modelos ou DJs antes de debutar. HeeChul, SiWon e KiBum debutaram em dramas e filmes. LeeTeuk, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk se apresentaram na televisão e se tornaram DJs e MCs ativos depois do debut. HanGeng fez sua primeira aparição como modelo.
O Super Junior 05 fez sua aparição pre-debut no canal coreano M.NET no dia 11 de Setembro de 2005. No showcase, eles perfomaram vários estilos de dança ‘hip-hop’. O grupo dançou “Take It To The Floor” do B2K. HanGeng, EunHyuk e DongHae também perfomaram uma dança separados do grupo, dançando “Caugh Up” do Usher. Entretanto, a performance não foi ao ar na TV até 16 de Maio de 2006, como segmento no Super Junior Show, o primeiro documentário do grupo na TV.

~2005–2006: The Super Junior project ~  
Super Junior 05 debutou em uma aparição na TV como um grupo no SBS Inkigayo, no dia 6 de Novembro de 2005, como um grupo projeto de 12 membros. O grupo performou seu primeiro single, “TWINS (Knock Out)”. Um single digital com “TWINS (Knock Out), “You Are The One” e mais três faixas adicionais foram lançadas online no dia 8 de Novembro de 2005. Um CD single foi agendado para ser lançado em Novembro, mas, ao invés disso, um álbum mais completo, SuperJunior05 [TWINS], foi lançado no dia 7 de Dezembro de 2005. O álbum vendeu 28,536 de cópias no primeiro mês de lançamento e debutou em #3 no chart mensal de Dezembro de 2005.
Para ajudar na promoção do grupo, a companhia fez um novo projeto: o Super Junior 05 colaborou com outra boy-band da mesma gravadora, o TVXQ. Eles lançaram um single de inverno chamado “Show Me Your Love”, uma faixa pop-alegre para a época do Natal. Durante esse tempo, os dois grupos eram vistos nos mesmos programas juntos para promover seu single. “Show Me Your Love” se tornou o top-seller de Dezembro de 2005.
Depois que acabaram as performances e promoções de “Show Me Your Love”, o Super Junior 05 caminharam para seu segundo single, “Miracle”, uma música no estilo “pop-chiclete”. “Miracle” foi o primeiro single do grupo a atingir #1 em diferentes charts da Coréia do Sul e também em charts de outros países, como a Tailândia. Esse era para ser o último single do SuperJunior05 [TWINS] a ser promovido. Como as promoções de “Miracle” foram lentamente acabando, a SM Entertainment decidiu substituir alguns dos membros originais por novos membros. Antes do debut do Super Junior 05, a intenção era de ser um grupo rotatório com novos membros substituindo os antigos membros que sairiam do grupo. Depois do Super Junior 05, Super Junior 06, a segunda geração, debutaria e a gravadora começou a agir para anunciar novos membros. No entanto, depois da audição do 13º membro, o grupo projeto se transformou em um grupo permanente e se tornou conhecido apenas como Super Junior, sem o sufixo “05″.

~2006–2007: “U” e o sucesso imediato~ 
No dia 23 de Maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a audição do novo membro, KyuHyun, sendo o membro mais novo. O novo grupo de 13 membros lançou seu novo single, “U”, online para download grátis no dia 25 de Maio de 2006. “U” teve mais de 400,000 downloads em 5 horas e no fim excedeu os 1,7 milhões de downloads, derrubando o servidor. O single logo foi seguido do lançamento da segunda faixa semi-promo, “Endless Moment”, no dia 29 de Maio de 2006. O single “U” com um total de 3 faixas foi lançado oficialmente no dia 6 de Junho de 2006, por fim vendendo mais de 83,000 de unidades. A música título “U” desfrutou a primeira colocação por cinco semanas seguidas em dois programas de top-músicas da Coréia, pela primeira vez na carreira do grupo. A música foi premiada como Mutizen Song da semanda do SBS Popular Songs assim que lançou, sendo o primeiro prêmio do grupo desde o debut. A música ficou como Mutizen Song por três semanas consecutivas no mesmo programa. A música também agarrou o top awards do M!Countdown da M.NET por duas semanas. Quando as promoções para “U” ainda estava ativas, um novo single, “Dancing Out”, foi lançado, no dia 23 de Julho de 2006, como parte do álbum anual de verão da SMTown. Super Junior esteve freqüentemente aparecendo em vários programas de música e de variedades para promover seus dois singles novos, conseqüentemente. “Dancing Out” ganhou dois awards assim que foi lançado. Por “Dancing Out” ser um single de verão, ele tiveram seu “Goodbye Special” (performando “U” e “Dancing Out” pela última vez) no SBS Inkigayo no dia 3 de Setembro de 2006. Com o lançamento de “U”, o Super Junior coletou mais de sete awards em cinco cerimônias de 2006 da Coréia do Sul, ganhando Melhor Grupo Novo e awards de popularidade.
Um fã-clube oficial foi criado para o grupo, E.L.F, uma sigla derivada de “EverLasting Friends”. Como os fãs coreanos têm o costume de apoiar seus ídolos com balões de uma certa cor, a cor oficial do Super Junior se tornou o azul safira perolado.
Com o início de 2007, o grupo começou a diversificar em diferentes grupos separados. Super Junior K.R.Y, o primeiro sub-grupo do Super Junior que debutou em 5 de Novembro de 2006, começou a performar separado do grupo para divulgar suas músicas. Em Fevereiro, chegou um novo grupo, o Super Junior T (Trot), que lançou seu novo single, “Rokkugo!!!”. HanGeng, que tinha problemas com seu VISA e foi limitado a performar na Coréia do Sul, foi para a China para começar atividades por lá. No dia 19 de Abril de 2007, quatro membros do Super Junior (LeeTeuk, ShinDong, EunHyuk e KyuHyun) sofreram um acidente de carro que afetou profundamente a agenda e o progresso do grupo. Sendo o mais ferido, KyuHyun não foi liberado do hospital até quatro meses depois, por isso não pôde participar do single do grupo para SMTown, “(??) Full of Happiness”. Entretanto, o cover da música da boyband H.O.T. acelerou rapidamente nos charts da Coréia do Sul e da Tailândia e logo se tornou o hit número um dos charts internacionais da Tailândia, um mês depois.

~2007: Don’t Don~
A fratura do femur do HeeChul de um acidente de carro em 10 de Agosto de 2006 e o acidente de carro de 19 de Abril impediram Don’t Don de ser lançado até 20 de Setembro de 2007. O grupo fez sua primeira performance para o álbum em 21 de Setembro de 2007, promovendo a faixa título “Don’t Don” no Music Bank da KBS. Foi a primeira performance em que o grupo performou junto com os 13 membros depois de um ano inteiro.
Dentro dos três primeiros dias de lançamento, as vendas offline do álbum ultrapassaram a marca de 11,000, estreiando como número um e em uma competição com o novo lançamento de Lee Soo Young. Don’t Don encerrou as vendas de Setembro como número um, superando os álbuns de Lee Soo Young e WheeSung. 60,000 unidades foram vendidas na primeira semana de lançamento e cópias adicionais foram impressas. Depois de três meses de lançamento, Don’t Don vendeu 164,058 de cópias, se tornando o álbum com o melhor número de vendas do Super Junior. O álbum foi também o segundo “best-seller” de 2007, com 26,940 de cópias a menos do que “The Sentimental Chord” do SG Wannabe.
“Don’t Don” alcançou rapidamente os charts musicais uma semana depois do lançamento. “Don’t Don” ganhou seu primeiro reconhecimento, o SBS Inkigayo Mutizen Song, em 21 de Outubro de 2007 e depois no M!Countdown da M.NET, dividindo a música número um com “Everyday” do V.O.S em Novembro.
Diferente do single “U”, “Don’t Don” foi divulgado por um período curto. Super Junior rapidamente rumou para seu segundo single, uma balada R&B “Marry U”, uma nova versão do que apareceu na versão “repackage” de Don’t Don. O videoclipe foi disponibilizado para download em 13 de Novembro de 2007.
Apoiado pelo lançamento de Don’t Don, o Super Junior foi nomeado em sete categorias diferentes no 2007 M.NET/km Music Festival que aconteceu no dia 17 de Novembro de 2007. O Super Junior ganhou três dessas categorias, incluindo Netizen Choice Award e Mobile Popularity, sendo o maior vencedor da noite. O grupo ganhou Melhor Artista do Ano (Daesang), dito por muitos o prêmio máximo de reconhecimento da noite. O Super Junior coletou mais dois awards em 14 de Dezembro de 2007 no 2007 Golden Disk Awards, uma cerimônia baseada no sucesso de discos. Embora vencido pelo SG Wannabe no Daesang, o Super Junior ganhou um Bonsang e o TPL Anycall Popularity Award, que era noticiado como vencedores esperados pela mídia antes do sucesso de Don’t Don.

~2008-2009: Expansão transoceânica~
Em 2 de Outubro de 2007, o empresário e a gravadora do grupo anunciaram oficialmente um terceiro sub-grupo do Super Junior, o Super Junior M, um sub-grupo designado para o mercado chinês. O Super Junior M debutou na China no dia 8 de Abril de 2008 no 8th Annual Music Chart Awards e com o lançamento de seu primeiro videoclipe, “U”. A publicação do novo sub-grupo criou uma polêmica entre fãs e a companhia: os fãs não apoiavam a companhia por adicionar novos membros ao sub-grupo. Respondendo pela popularidade do Super Junior pela Asia, o grupo está atualmente em sua primeira tour asiática, chamada “The 1st Asia Tour – Super Show”. A tour iniciou em 22 de Fevereiro em Seoul e em 24 de Fevereiro no Olympic Fencing Gymnasium no The Seoul Olympic Park. A tour irá cobrir nove cidades diferentes, incluindo Beijing, Shanghai, Bangkok, Taipei, Kuala Lumpur, Tokyo, and Hong Kong. Os organizadores decidiram adicionar um show extra no dia 22 de Fevereiro, devido ao grande sucesso das vendas.
Nos dias 8 e 9 de Julho de 2008, foi realizado o primeiro fã-meeting no Japão, no Nippon Budokan em Tóquio, em comemoração da inauguração do site oficial japonês, que aconteceu no dia 1º de Abril de 2008. 12 mil tickets para o evento foram esgotados em alguns dias. Depois desse dia, o grupo lançou um single japonês chamado “U/TWINS”, que contava com uma versão japonesa da música “U” na versão limitada.

O single ficou em #4 no chart diário da Oricon no primeiro dia, e caiu apenas quatro posições no segundo.

O single quebrou um novo recorde por ser o primeiro single coreano a ficar no top 10 do chart semanal da Oricon. Em 2 de Agosto de 2008, Super Junior expandiu seus horizontes para Genting Highlands, Malaysia, sendo um dos dez convidados top performers no MTV Asia Awards 2008 junto com outros artistas internacionais, como OneRepublic e Jabbawockeez. Eles foram o terceiro artista da SM a ganhar na cateroria Artista Favorito da Coréia no MTV Asia Awards depois de Kangta e BoA, e o segundo grupo musical a ganhar o prêmio depois de JTL em 2003.

O terceiro álbum do Super Junior, SORRY SORRY, foi lançado no dia 12 de Março de 2009. A música título do álbum foi realizada digitalmente em 9 de Março de 2009. Em menos de uma semana depois das pre-orders serem anunciadas, mais de 150 mil cópias foram reservadas. SORRY SORRY foi o primeiro álbum deles a estreiar em #1 no Hanteo Charts e vendeu mais de 29 mil cópias no primeiro dia, superando o recorde de Seo Taiji de 25 mil. As promoções para o álbum começaram em 13 de Março com a performance de “SORRY SORRY” e “Why I Like You” no Music Bank. Duas semanas depois, “SORRY SORRY” se tornou a música número 1 da semana no mesmo programa. Durante a performance do grupo no Inkigayo no dia 15 de Março, as votações foram a mais de 14%, o maior nos últimos anos.
De Março a Maio, “SORRY SORRY” coletou o total de dez prêmios de número 1 consecutivos na Coréia, tendo o single se tornando um sucesso nacional e internacional. “SORRY SORRY” encontrou sucesso em outros países da Ásia, optando pelo grupo a se tornar o único representante estrangeiro pela segunda vez do Taiwan’s annual Golden Melody Awards.

~2010-2011: Bonamana, mudanças de formação e reconhecimento internacional~ 
Apesar do seu sucesso crítico e comercial, o grupo foi assolado por tumultos legais e mudanças de formação durante sua turnê. Embora Kibum tenha sido mostrado nos anúncios e vídeos promocionais para o Super Show 2, ele não participou oficialmente na turnê e anunciou seu afastamento temporário do grupo para seguir sua carreira de ator. Em outubro de 2009, Kangin foi acusado de dirigir sob inflência de álcool e bater e fugir em seguida, em um táxi estacionado com três passageiros.Em dezembro de 2009, Han Geng entrou com pedido de rescisão do contrato da SM Entertainment, alegando que as disposições de seu contrato eram ilegais, duras, e contra os seus direitos. Ele saiu do grupo e lançou seu álbum solo Geng Xin em julho de 2010, que vendeu mais de 510.000 cópias. Naquele mesmo mês, Kangin anunciou seu hiato para cumprir seus dois anos de serviço militar obrigatório.
Com apenas 10 membros, o Super Junior lançou seu quarto álbum de estúdio, Bonamana, em maio de 2010. Embora o álbum não tenha se saído tão bem na crítica como Sorry, Sorry, vendeu mais de 300.000 cópias na Coréia do Sul, superando Sorry, Sorry. O álbum permaneceu no topo dos gráficos de música coreano-japonesas em Taiwan por 61 semanas, quebrando seu próprio recorde anterior.
Para promover o álbum, Super Junior embarcou em sua turnê asiática Super Show 3 em 2010 e 2011 e teve seus ingressos dos concertos esgotados para cada parada.Em fevereiro de 2011, Super Junior lançou uma versão de sua turnê em filme 3D em todas as salas de cinema CGV e Primus. O filme estreou no número seis nas bilheterias e se tornou o filme 3D mais vendido da Coréia. Depois da turnê no Japão, eles lançaram o Álbum Comemorativo Super Show 3 em fevereiro de 2011, que estreou como número dois no gráfico de vendas online na Tower Records Japan. A versão em DVD Edição Limitada Especial do Super Junior no Japão também estreou no número dois, enquanto a versão em CD estreou no número dez. O álbum também ficou no número três no gráfico diário da Oricon por dois dias consecutivos e no número seis no gráfico semanal da Oricon. Depois de seu sucesso comercial no Japão, o grupo lançou uma versão japonesa do single Bonamana em junho de 2011, que estreou no número dois na parada de singles diária do Oricon, vendendo mais de 59 mil cópias na primeira semana de lançamento, no entanto, a SM não vê o lançamento como sua estréia japonesa oficial e declarou que sua estréia no Japão ocorrerá em um momento posterior.
Entre as paradas do super show 3, o grupo participou do SMTown Live ’10 World Tour e excursionou em Los Angeles, Paris, Tóquio e Nova York junto com outros artistas gerenciados pela SM Entertainment, se apresentando fora da Ásia pela primeira vez. Super Junior foi bem recebido pela mídia e foi homenageado como Ícone Nacional da Cultura Pop Coreana por seu papel na propagação da onda Hallyu (Onda Coreana), recebendo o Prêmio de Ministro da Cultura pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo nos Prémios Pop Culture Art. O grupo foi destaque no programa da CNN, Talk Asia, e falou sobre sua popularidade e estratégia para o avanço na indústria musical mundial. Super Junior alcançou reconhecimento fora da Ásia, com destaque na Europa, América do Norte e América do Sul. No Peru, todos os membros do grupo foram destaque em um Top 30 dos homens mais sexy do Mundo. Eles deram entrevistas exclusivas para revistas eslovenas e iranianas e foram selecionados por fãs brasileiros para ser o artista coreano número um que eles querem que visite o Brasil. TV Azteca do México e BBC do Reino Unido reconheceram Super Junior como o ícone principal do efeito Hallyu.

~2011-2012: Mr. Simple, Tokyo Dome e a turnê mundial~  
Super Junior realizou uma conferência de imprensa de grande escala em 04 de agosto de 2011, coincidindo com o lançamento de seu quinto álbum de estúdio Mr. Simple. O álbum estreou no número um no gráfico sul-coreano Gaon, vendendo 287,427 cópias. O álbum ficou na parada como número um durante quatro semanas e vendeu mais de 441 mil cópias na Coréia do Sul em outubro de 2011. Ele atingiu o número três na parada de álbuns mundial da Billboard e número dezessete na Oricon do Japão. A canção título do álbum “Mr. Simple” ganhou o primeiro lugar no primeiro dia do retorno do grupo no programa musical M!Countdown. Em setembro de 2011, Heechul anunciou seu afastamento temporário do grupo após se alistar para o serviço militar. Após a partida de Heechul, Super Junior começou sua primeira turnê mundial, o Super Show 4 em novembro de 2011. O segundo single japonês do grupo, uma versão de “Mr. Simple”, foi lançado 07 de dezembro de 2011 no Japão, no entanto, este lançamento ainda não foi reconhecido pela SM como a sua estréia oficial japonesa. Em várias entrevistas durante o final de 2011 e fevereiro de 2012, o líder Leeteuk revelou que vai se alistar para o serviço militar no outono de 2012. Fontes dizem que Leeteuk vai tirar sua licença temporária para o serviço militar em outubro de 2012.
O grupo, incluindo os membros do Super Junior-M Zhou Mi e Henry , também gravaram a canção “Santa U Are The One” para álbum 2011 Winter SMTown – The Warmest Gift, lançado em 13 de dezembro de 2011. Além disso, Donghae e Eunhyuk lançaram seu single digital “Oppa, Oppa” em 16 de dezembro e apresentaram o single no Music Bank no mesmo dia.
Em 11 de janeiro, Super Junior participou do 26th Golden Disk Awards, realizado no Kyocera Dome, em Osaka, no Japão. O grupo acabou levando para casa quatro prêmios: Prêmio de Popularidade, Prêmio MSN Japão, Disk Bonsang e o grande prêmio Disk Daesang. Isto foi seguido por mais sucessos no Seoul Music Awards em 19 de janeiro, no qual eles foram premiados com o Disk Bonsang e Disk Daesang.
Em 12 de janeiro, foi anunciado que a turnê mundial, Super Show 4 será realizada no Tokyo Dome em 12 e 13 de maio e está prevista para atrair audiências, totalizando 100.000 pessoas em dois dias. Além disso, Avex anunciou que o grupo vai lançar um terceiro single japonês, que tem lançamento agendado para a primavera e atualmente está sem título.
Em 13 de janeiro, Super Junior foi coroado “Rei do Álbum” em Taiwan, após o quinto álbum, Mr. Simple e o quarto álbum Bonamana, ficarem em #1 e #2 em ambas as seções de álbuns e músicas do gráfico musical coreano de 2012. Significativamente, Super Junior se classificou em # 1 na parada KKBOX por 63 semanas consecutivas com a canção título de seu quarto álbum “Bonamana”, marcando o maior registro na história da KKBOX. O grupo então, alcançou a posição #1 com a canção título de seu quinto álbum “Mr. Simple” durante 21 semanas consecutivas, efetivamente superando ele mesmo no primeiro lugar.
Em 6 de fevereiro de 2012, Super Junior se apresentou em Taiwan para quatro dias de Super Show 4 em Taipei, no Arena Taipei (2/2 à 5/2), tendo performado para o público total de 40.000 pessoas.





~Sub-grupos~

~K.R.Y~
O Super Junior K.R.Y. é um trio formado pelos integrantes do Super Junior KyuHyun, RyeoWook e YeSung. Eles participaram da trilha sonora do Drama de TV Hyena, com um total de 3 músicas no álbum, incluindo a música-tema. O trio é parte de uma estratégia da SM Entertainment de não limitar as atividades dos garotos apenas ao Super Junior; o grande lance desta estratégia está no fato de que os integrantes do Super Junior não cantem apenas um estilo música, mas vários e diferenciados como pop, dance, baladas, trot, etc. A primeira apresentação oficial do K.R.Y. foi em 4 de Novembro de 2006, no 'Music Bank' da KBS TV e desde então os garotos vêm apresentando-se ao vivo onde são convidados. 
Em algumas apresentações ao vivo, os integrantes do grupo substituíam outros enquanto estes se apresentavam em grupos menores, e cada um apresentava uma quantidade de músicas. Esta estratégia causou muitas especulações sobre o fim da banda, porém não passa de uma forma de que cada garoto possa executar suas particularidades musicais. Como estes pequenos grupos são raramente permanentes, a constante junção e reunião formando pequenos grupos é uma maneira de 'testar' várias possibilidades, e pela avaliação que os grupos receberam, uma clara avaliação dos testes de marketing concluíram que há uma grande chances destes sub-grupos virem a reaparecer nas apresentações do Super Junior. O caso em questão é o K.R.Y. Cada membro desenvolveu uma personalidade pública individual e uma base de fãs consistente, os responsáveis pelos testes de grupo resolveram reunir os três garotos em um grupo pois estes dividiam qualidades particulares na música muito similares e tendo realizado testes com apresentações particulares de músicas cantadas por cada um deles. Os integrantes do K.R.Y., até o momento, têm mostrado serem os possuidores dos vocais mais poderosos dentre grupo, e desenvolveram um estilo individual ao estilo de cantores de baladas românticas (um estilo que vem provando sua popularidade nos últimos anos, mesmo que a estagnação desse estilo no momento esteja fazendo o mesmo perder muito de sua essência como estilo próprio).

~Super Junior T~
No começo do ano de 2007, um outro sub-grupo nomeado Super Junior T foi criado. Os seis integrantes são: LeeTeuk, HeeChul, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk. O 'T' de 'Super Junior T' vem da palavra 'trot', estilo de música coreano, que fez muito sucesso na década 80. O grupo lançou seu primeiro single, 'Rokkugoh!!' ('Rokkugoh' é a inversão da palavra 'Gokkuro' que em português significa 'Para Trás' ou 'Ao Contrário') em uma rádio no dia 23 de Fevereiro de 2007. Embora o single tenha sido um sucesso, os integrantes não tinham muita certeza sobre a compreensão do estilo do grupo, temendo que suas fãs rejeitassem o sub-grupo pelo estilo trot ser mais direcionado para um público mais velho. O sub-grupo fez sua primeira apresentação na televisão com a cantora de trot Bang ShilYi, com a qual cantaram 'ChotCha', no dia 25 de Fevereiro de 2007 no programa 'InkiGayo'. Desde então, o grupo vêm conquistando fãs jovens e adultos, trazendo de volta a moda 'trot' ao público coreano. 

~Super Junior M~
É o primeiro sub-grupo destinado a atuar em um país entrangeiro e também o primeiro grupo produzido pela Korea's CT (Culture Technology). O nome, Super Junior M, vem de Mandarim, língua oficial da China, mercado onde o grupo atua. O grupo consiste de HanGeng (líder da banda), SiWon, DongHae, RyeoWook KyuHyun e os mais novos integrantes do grupo M , Lee SungMin e EunHyuk, além de dois integrantes que não fazem parte do Super Junior, Zhoumi e Henry. O Super Junior M é definitivamente o sub-grupo do Super Junior que causou mais polêmica, mesmo antes de sua estréia oficial, quando cogitava-se que iria se chamar Super Junior China e já se sabia que teriam integrantes que não fazem parte do Super Junior oficialmente. Desde o anúncio da participação de Henry e Zhoumi em uma sub-banda do Super Junior, no dia 2 de Outubro de 2007, o fã-clube oficial do Super Junior, E.L.F, protestou de várias maneiras contra a entrada de integrantes que não fizessem parte do Super Junior na banda. No dia 3 de Novembro de 2007, mais de mil fãs apareceram na frente do prédio da SM Entertainment, protestando cantando músicas do Super Junior e gritanto 'Somente 13', frase que virou o slogan do protesto dos fãs.
A estréia oficial do Super Junior M foi no dia 8 de Abril de 2008, na 18º edição da premiação chinesa Chinese Music Awards. Desde então, o grupo vem se apresentando na China em vários programas de TV, rádio e premiações e está fazendo grande sucesso, mesmo com a não-aceitação dos fãs coreanos. O Super Junior M vêm recebendo bastante atenção do mercado chinês e inclusive já recebeu um prêmio na '5th Annual Music King Awards', em Macau, de Melhor Grupo Estreiante da Ásia.
O primeiro álbum do Super Junior M, Me, foi lançado no dia 23 de Abril de 2008, e contém além de versões chinesas de músicas do Super Junior de grande sucesso como U, Miracle, Marry U e outras, versões de músicas de artistas chineses e músicas inéditas.
HanGeng (líder) saiu da banda após a declaração de rescisão do contrato de SM Entertainment em 21 de dezembro de 2009.

~Super Junior Happy~ 
O Super Junior Happy, consiste dos integrantes LeeTeuk, KangIn, ShinDong, EunHyuk, YeSung e SungMin. Antes de se apresentarem com o nome de Super Junior Happy, os seis integrantes já haviam se apresentado no dia 3 de maio no Power Concert com a música do segundo álbum do Super Junior, Mirror. O grupo teve sua estréia oficial no polêmico Dream Concert 2008, que aconteceu no dia 7 de Junho de 2008. Um dia antes da apresentação, o grupo participou de seu primeiro encontro de autógrafos com as fãs para comemorar o sucesso das vendas do primeiro mini-álbum.
O primeiro mini-álbum do grupo foi lançado no dia 9 de Junho, e se chama 'Cooking? Cooking!'. As músicas do Super Junior Happy, como o nome já diz são alegres e divertidas, assim como o visual que os integrantes assumiram para participar do sub-grupo.
Desde sua estréia, o grupo já causou muita repercussão e sucesso, ficando em primeiro lugar em vendas já na primeira semana em que o mini-álbum foi lançado e em enquetes na internet sobre música.

|via: SUJUbr, Wikipédia e conhecimento próprio~
|obs: Este tópico está sujeito a mudanças conforme forem surgindo novos trabalhos do grupo!~

Nenhum comentário:

Postar um comentário